Livro 5 Desafios para uma Nova Empresa

Provocações práticas sobre algumas questões que estão transformando o universo organizacional

Livro 5 Desafios para uma Nova Empresa

Este pequeno livro está organizado em 5 capítulos, cada um trazendo um diferente conjunto de provocações que refletem uma verdadeira transformação nas organizações. Essa transformação não começou agora, mas nos parece estar claramente se acelerando.

1. Um bom exemplo é o trabalho no modelo híbrido, assunto do primeiro capítulo. O trabalho híbrido já era uma prática existente muito antes da eclosão da pandemia em 2019, e agora se torna uma realidade preponderante na maior parte das organizações brasileiras. Mas, a despeito de potenciais benefícios (mais qualidade de vida para colaboradores, oportunidades de redução de custo para o negócio etc.), há poucas certezas e muitos desafios em torno do trabalho híbrido. Escolhemos neste livro abordar um desses desafios, que pode ser resumido pela seguinte pergunta: como líderes promovem a cultura da empresa quando todos passam a estar juntos presencialmente de forma mais esporádica? No primeiro capítulo você encontrará um “buffet de dicas”, com muitas sugestões e ideias!

2. No segundo capítulo, trazemos um conjunto de textos sobre diversidade e inclusão, outra dimensão que faz parte da enorme mudança em curso em muitas organizações. Mais uma vez, esse não é um tema recente. Mas temos notado como ele (finalmente!) tem se tornado uma questão estratégica em uma grande quantidade de empresas. Lutar pela diversidade e inclusão é um dever social e também faz bem para o negócio, como ponderamos em um dos textos deste capítulo. Outros textos discutem de forma prática algumas sugestões e erros comuns em torno de “tarefas” necessárias para fazer a diversidade e inclusão acontecer. Por exemplo: como lidamos com nossos vieses? O que, de fato, é um ambiente de segurança psicológica? Etc.

3. No terceiro capítulo, discutimos inteligência emocional e saúde emocional. Depois de um boom na década de 90 com a popularização do conceito de inteligência emocional por meio do trabalho de Daniel Goleman, a questão emocional tinha infelizmente voltado a ocupar um lugar de relativo menor destaque em muitos programas corporativos de desenvolvimento. Isso começou a mudar há alguns anos e, a partir da pandemia, definitivamente a gestão das emoções se tornou um assunto prioritário na agenda de todo líder. São as pessoas que constroem ou não resultados. E se as pessoas estão sofrendo emocionalmente, se as pessoas não estão felizes, então os resultados não são sustentáveis. Dito de outra forma, organizações que não adotarem uma gestão mais humanizada simplesmente se tornarão inviáveis.

4. No quarto capítulo, abordamos aquele que talvez seja o tema mais precioso da história da Atingire: expertise em aprender. Tem sido fascinante observar como recentemente têm ganhado força ações corporativas na direção de realmente incentivar culturas de aprendizagem! O primeiro texto deste capítulo mostra como a capacidade de aprender está no centro do que significa ser um talento hoje. Outros textos mostram como a expertise em aprender alavanca grande parte das discussões atuais nas empresas, conectando-as a questões como mudanças, feedback, inovação, resiliência e o próprio exercício da liderança.

5. Encerramos o livro no quinto capítulo com provocações variadas sobre o mindset digital. Esse é mais um “tema irmão” da expertise em aprender, mas tão palpitante atualmente que mereceu um capítulo à parte. Como muitos têm repetido nos últimos anos, o mindset digital tem menos a ver com tecnologia, sendo na verdade um novo jeito de pensar e trabalhar. Um jeito que privilegia o aprendizado rápido e a colaboração, sempre com foco total no cliente e o questionamento do status quo. O mindset digital é um modelo mental passível de ser adotado por qualquer profissional e organização, um modelo mental muito mais adequado para ambientes de mercado que inevitavelmente continuarão sendo impactados por constantes mudanças, algo que essa triste pandemia mais uma vez comprovou.


Este livro tem distribuição limitada, mas estamos atualmente oferecendo como cortesia para profissionais de Recursos Humanos - e áreas correlatas - que atuem em médias e grandes empresas. Se tiver interesse, por favor clique no botão abaixo e solicite sua cópia!

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